13 de novembro de 2011

Namoradinha do pai

Minha filha está entrando na fase de "namoradinha do pai" e acabou de fazer 2 anos. 

"Só para pais.
Sua filha não gosta de ver você beijando sua mulher? Tem ciúmes quando você abraça sua companheira? Diz que é sua namorada? Ela pode estar querendo um espaço exclusivo na sua vida. “Por volta dos 4 anos, a criança começa a perceber que existe uma relação triangular entre ela, o pai e a mãe ou a esposa do pai, e que, quando um dá atenção ao outro, o terceiro, no caso ela, sobra. E aí a filha começa a reivindicar o seu espaço”, diz Ana Beatriz Sulzer, psicóloga da Associação Brasileira de Terapia Familiar. A insegurança gerada pelo sentimento de exclusão pode fazer a filha dizer que é a namoradinha do pai e até a ficar brava ou chateada quando ele dá atenção para a companheira. O principal é não incentivar esse comportamento, e sim mostrar que ela tem seu espaço de filha garantido, sempre deixando claro que ele é diferente do espaço da esposa, assim como o amor de pai é diferente do amor de marido e namorado."
fonte: revista Crescer

Eu senti que esse comportamento se tornou mais notável depois que ela começou a perceber a diferença entre menino e menina. Ela quer saber o gênero dos personagens, dos animais e das pessoas o tempo todo. 

Minha mãe diz que eu era assim também nessa idade. Enquanto estávamos apenas eu e ela em casa era um comportamento e depois que o meu pai chegava era outro. Ou melhor, meu pai nem precisava chegar; bastava eu perceber que estava escurecendo.

Como reverter esse quadro? Confesso que estou com ciúmes. =/
Acho que vou treinar o desapego. =P
 
   

3 comentários:

  1. Legal saber isso, não fazia ideia. Não sei como te ajudar, mas quando isso acontecer por aqui vou achar o máximo, eu acho. Acho lindo relação pai e filha, espero que por aqui meu namorado a trate como a filhinha do papai, como fui tratada. rsrs! Vamos aprender a praticar o desapego mesmo! rsrs! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Em casa, aacontece a mesma coisa, a isabelia não gosta de ver o pai dela me beijando ou se quer encostando em mim,
    tem horas que é engraçado, mas depois começa a ficar meio chato,mas lidamos com mata paciência.
    e eu naaão tinha idéia disso, bom saber né;

    boa sorte para nós rs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as visitas e comentários. Estou viajando e depois vou trazer dicas sobre o que aprendi viajando com uma criança de 2 anos.

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...