19 de junho de 2008

Pré-natal odontológico

Foi divulgado um estudo norte-americano, no dia 29 de maio, que relaciona número de filhos com perda dos dentes. Os resultados são ainda inconclusivos, pois não foi possível definir os mecanismos dessa associação. Os autores dessa pesquisa citam estudos mostrando taxas de gengivite e outros problemas dentais em mulheres grávidas variando entre 30 e 100%. A revista Crescer procurou saber a opinião da odontopediatra e consultora da Associação Brasileira de Odontologia Silvia Chedid. Ela afirmou que essa relação direta entre número de filhos e perda de dentes é um mito.
"Realmente, durante a gestação, a mãe fica mais preocupada com o bebê e tende a descuidar da sua própria saúde." - Silvia Chedid
No entanto, é fato que a saúde bucal das grávidas fica comprometida seja por alterações fisiológicas ou mudança de hábitos. Para evitar qualquer infecção na boca, é importante que a mulher faça o chamado pré-natal odontológico.
“Se for uma gestação programada, o ideal é fazer isso antes de engravidar”, sugere o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. Mas se a gestação não estava nos planos, o checkup pode ser adiado em alguns meses. “O período mais adequado é o segundo trimestre”, diz Bibancos. “Isso porque nessa fase a gravidez está mais estável.” - Bebê.com.br

Alterações fisiológicas: - As gengivas incham e sangram durante a gestação e o pH da saliva também se torna mais ácido. Esses fatores facilitam a formação de cáries.

Mudança de hábitos: - A gestante passa a se alimentar com maior freqüência, a consumir mais doces e a se preocupar menos com a higiene oral pois sua atenção está voltada para o bebê.



Importante: Durante a gravidez, se a mulher tem alguma inflamação, seu organismo aumenta a produção do hormônio prostaglandina, o que intensifica eventuais alterações no tecido gengival, estimula inflamações, pode reduzir o peso do feto e levar ao parto prematuro.
“Entre o terceiro e o quinto mês de gestação, a mãe influencia também a saúde bucal do feto” - Silvia Chedid.
Gravidez de 12 meses: Vou incluir o pré-natal odontológico na lista de coisas a fazer nos três meses que precedem a concepção.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...