6 de agosto de 2011

Desmame voluntário

Vou aproveitar a Semana Mundial da Amamentação para escrever algumas palavras sobre o assunto. Não vou falar dos benefícios do leite materno porque há muitos sites especializados que explicam melhor do que eu o faria e não resta dúvidas de que nada substitui a amamentação.

Uma coisa que me intriga - e porque não dizer incomoda - é a quantidade de mães que comentam em sites e fóruns as dificuldades para desmamar. Eu gostaria de perguntar a todas elas: porque você está querendo desmamar? Se é esse o seu caso, converse comigo, me explique, pois eu juro que não consigo entender essa necessidade.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde é de amamentar até os 2 anos ou mais. Antes disso, não vejo necessidade nenhuma em desmamar. Claro que deve haver alguns casos em que o desmame seja imperativo, mas não consigo pensar em nenhum.

Aqui em casa, tudo está acontecendo de forma muito natural

- até 1 ano de idade, com o nascimento dos dentes e toda a adaptação ao alimento sólido, vez ou outra, a mamada substituía, sim, a alimentação. Gradualmente, eu fui sendo mais rígida com os horários de almoço e jantar.

- a partir de 1 ano, mais ou menos, eu já não permitia que o meu leite interferisse com essas refeições principais mas dava livremente na hora dos lanches se ela pedisse.

- quando ela me pedia peito, eu sempre perguntava se ela não queria água ou lanche. É incrível a facilidade com que ela trocava um pelo outro imediatamente. Ela pedia peito por hábito, quando na verdade, ela queria outra coisa. De vez em quando, ela queria mesmo era o peito e eu dava.

- a partir de 1 ano e meio, mais ou menos, com o desenvolvimento dela, a minha vida foi retomando a rotina e, muitas vezes, eu simplesmente não podia dar o peito por estar ocupada, MUITO ocupada, tipo no caixa do mercado ou pagando o taxista. Impossível, não é mesmo?! Se ela não lembrasse de pedir mais tarde, ficava por isso mesmo.

E assim, minha filha está desmamando naturalmente. Nada disso que acabei de contar foi intencional; as coisas simplesmente foram acontecendo e ainda estão acontecendo. Sem neuras, sem traumas, sem choro, sem preocupações... 

"Muitos usuários superestimam a quantidade de alimentos que seus filhos devem consumir. Devido à redução do crescimento físico, uma criança de 2 anos pode, na verdade, comer menos que um bebê de 9 meses. (...) É responsabilidade dos pais providenciar refeições saudáveis para seus filhos, e fica por conta dos pequenos decidir o quanto comer em cada refeição."
- livro Crianças de 1 a 3 anos: manual do proprietário

Lilypie Breastfeeding tickers

      

4 comentários:

  1. Ótimas palavras...

    Adorei o relato da sua experiência.
    Parabéns por estar tendo um sucesso indescritível com o desmame natural, que várias outras mães possam aprender com você!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Karin.

    Foi como receber um abraço na alma.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida! Que blog delicioso! Ainda mais pra mim que me toreni tentante agora e quero saber tudo sobre bebês!
    Estarei sempre por aqui!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,minha filha, está com 1 ano e 8 meses e estou sentindo a dificuldade em tentar desmama-la.
    além de ela não aceitar nenhum leite ela tb não pega mamadeira, não sei oque fazer,quem tiver dicas, me ajude por favor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...