15 de agosto de 2008

Cafeína durante a gestação

A cafeína está presente em diversos alimentos, como chá, chocolate, refrigerante tipo cola, bebida energética e em alguns medicamentos. Portanto, sem notarmos, ela é uma das substâncias mais consumidas no mundo.

A gestante precisa se preocupar com isso?

Se ela está acostumada a tomar apenas uma xícara de café pela manhã e uma barrinha de chocolate à tarde, ela pode ficar despreocupada. O que pode causar problemas é o consumo exagerado.
"Embora as evidências sejam conflitantes, acredita-se que uma alta dose de cafeína, especialmente se acompanhada de cigarro, esteja associada com baixo peso do recém-nascido e, em alguns casos, aborto espontâneo."
livro: Esperando Meu Bebê


O que dizem as pesquisas?

Os estudos são inconclusivos. Por exemplo: alguns pesquisadores observaram prejuízo sobre o crescimento fetal, outros não e há aqueles que consideram que isto só ocorre se for associado ao hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. fonte


Outro estudo afirma que a ingestão de pouco mais de duas xícaras de café por dia já pode ser o suficiente para provocar um aborto espontâneo (até a 20a semana de gravidez) fonte

O livro Esperando Meu Bebê também aponta estudos que associaram consumo excessivo de cafeína a recém-nascidos com irritabilidade, inquietação, vômitos, tremores e batimentos cardíacos irregulares.


Então, o que fazer?

A Agência de Classificação de Alimentos Inglesa estabelece que uma mulher grávida pode consumir até
200mg de cafeína por dia, o que equivale a:

  • 2 xícaras médias de café fresco;
  • 5 latas de refrigerante de cola;
  • 270g de chocolate ou
  • 4 xícaras médias de chá-preto ou chá mate.

É bom lembrarmos que a cafeína é diurética, liberando cálcio e água, e pode prejudicar a absorção de ferro e magnésio. Além disso, a gestante sente muito sono no início da gravidez e pode acabar recorrendo ao cafezinho na tentativa de se manter acordada. 

Eu consumia muito café e vou diminuir o consumo, e você?

  

3 comentários:

  1. Oi querida..desculpe não me despedir de vc no multiply...na verdade acabei tenho uns problemas tecnicos..em breve eu volto..
    Quanto a esta sua postagem..realmente são muito conflitantes os estudos sobre a cafeína. Mas em relação ao consumo de alcool e cigarro já está mais que comprovado o baixo peso ao nascer...muitos beijos...Posta Lá para o Thiago que eu volto paa o multiply depois...diz que mandei falar que ele é muito legal...beijos

    ResponderExcluir
  2. olá;
    interessante o texto, antes de descobrir que estava grávida sentia uma vontade imensa de tomar café!!! rsrsrs. mas é bom ficar esperta!!!
    abraços!!!
    keli

    ResponderExcluir
  3. Olá , meu nome é Elaine o resultado do meu exame de B-HCG deu <25,0, estou ou não grávida?
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...