2 de agosto de 2008

10 fatos sobre amamentação







...segundo a Organização Mundial de Saúde:






1. O leite materno deve ser o único alimento nos primeiros seis meses de vida. Até os dois anos ou mais, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. Além disso:
  • o leite materno deve ser oferecido antes do bebê completar uma hora de vida;
  • o leite materno deve ser oferecido sempre que o bebê quiser;
  • mamadeiras e chupetas devem ser evitadas.


2. O leite materno contém todos os nutrientes necessários a um desenvolvimento saudável. É seguro e contém anticorpos que ajudam a proteger a criança de doenças comuns da infância, como diarréia e pneumonia, as duas principais causas de mortalidade infantil no mundo.


3. A amamentação exclusiva nos primeiros meses também beneficia a mãe: pode induzir à ausência de menstruação, reduz o risco de futuro câncer de mama e ovário, além de promover a perda do peso ganho durante a gestação.


4. Adultos que foram amamentados na infância costumam ter pressão sanguínea saudável e nível de colesterol baixo, assim como sofrem menos de excesso de peso e diabetes tipo-2. Há evidências de que esses adultos são mais bem sucedidos em testes de inteligência.


5. Fórmulas que simulam o leite materno não possuem anticorpos.


6. Mães diagnosticadas como soro-positivo podem amamentar até os 6 meses caso não seja viável substituir por fórmulas (a criança não aceita, falta dinheiro para comprar a fórmula e etc.)
  • Uma vez que a criança para de amamentar, a produção de leite materno cessa e o retorno à amamentação pode ser impossível.


7. Em 1981, a publicidade de substitutos ao leite materno (fórmulas) foi regulamentada no mundo todo:
  • o rótulo precisa informar os benefícios do leite materno e os riscos à saúde dos substitutos;
  • é proibido incentivar o uso de substitutos;
  • é proibido distribuir amostras grátis ao público;
  • é proibido oferecer o produto à profissionais e instituições ligadas à saúde.


8. É comum mães deixarem de amamentar por dores nos mamilos e medo de não produzirem leite suficiente. O apoio para vencer esses obstáculos é fundamental. Através de um parceria entre a OMS e a Unicef, há mais de 20 mil instituições de apoio em 152 países.


9. As mães deveriam se ausentar do trabalho por 16 semanas após o nascimento para descansar e amamentar, além de terem acesso, no trabalho ou próximo a ele, a um espaço para retirar e armazenar seu leite.


10. Após os 6 meses, alimentos devem ser oferecidos em complemento à amamentação.
  • a amamentação não deve diminuir quando se inicia a alimentação complementar;
  • esses alimentos complementares devem ser oferecidos com colher e copo, e não na mamadeira;

fonte: www.who.int

6 comentários:

  1. Tem uma informação sobre amamentação que eu acho super válida e prática paras as mulheres. Você deve dar o peito até esvaziar a mama, pq é no final da mamada que o bebê obtém a maior parte da gordura. Isto quer dizer que ele fica mais saciado e vai mamar em intervalos menores. Ou seja, da uma mama..esvazia..e na próxima mamada da a outra.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a amamentação também é super importante para criar os laços afetivos entre a mãe e o filho..é um ato de amor e tanto...

    ResponderExcluir
  3. Eu sonho com o dia que estarei amamentando. Deve fortalecer pra caramba o laço entre mãe e filho.

    E quanto ao lance de mamar até o final, minha mãe me falou sobre isso. Eu estava pensando em procurar informações. Ela disse que colocava um alfinete no sutiã para lembrar qual o seio que ela tinha que oferecer. ^^

    ResponderExcluir
  4. Normalmente se dá os dois. Se esvazia um e um pouco do outro. Por isso deve-se começcar como último a ser dado, ele fica muito cheio.

    ResponderExcluir
  5. Isso é verdade..é bom dar um pouco do outro mesmo pq se não fica muito cheio...O Thiago tá por dentro...

    ResponderExcluir
  6. E claro...assim que engravidar deve começar a preparar o bico do peito (deixar ele áspero)..senão racha e dá a maior dor na hora de amamentar...dureza né? Mas vale muito a pena...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...